A CARIDADE, ALMA DA CIVILIZAÇÃO

Ainda que a minha fé seja tão viva a ponto de transportar montanhas, (...) se eu não tenho a caridade, nada sou.


OBRIGADA POR SUA VISITA!

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Trezena de Nossa Senhora de Fátima - 13º Dia

 "Maria: Modelo de Educadora na Sabedoria e no Amor!

No dia 12 de maio de 2022, aconteceu o 13º Dia da Trezena de Nossa Senhora de Fátima - Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Rio Bananal/ES - Diocese de Colatina/ES. Às 18h30min a Oração do Terço foi conduzida pelo Movimento Laical Orionita. Às 19h00min teve início a Missa presidida pelo Padre Fábio Chagas da Silva(Diocesano) - Pároco da Paróquia São João Paulo Segundo - Linhares/ES, Concelebraram os Padres Orionitas Locais Paulo Cezar Fonseca e Antônio de Pádua Lopes Ferreira, participou também o Clérigo Edmiller Bruno Faria Lopes e os Seminaristas Adailton Viliano dos Santos, José Vitor Oliveira de Melo e Willian Braga Dornelas. Estavam presentes as Irmãs Imaculatinas Maria da Penha Fornazier e Darliana dos Santos. Animou as Comunidades do Setor São Francisco.


Acolhida: Vanessa Silva Fanchiotti - Com. São Francisco
Maria recebeu uma missão muito especial: cuidar do Salvador do mundo durante sua infância, junto com José. Ela era jovem mas aceitou o desafio. Maria engravidou por obra do Espírito Santo e deu a luz à Jesus num estábulo. Ela viu os sinais que ele seria importante e guardou tudo no seu coração. Maria viu o ministério de Jesus. Depois que ele ressuscitou, ela se juntou aos díscipulos em seu trabalho de proclamar o Evangelho e orar. Maria nunca chamou a atençao paa si nem quis glória. Ela sabia que toda honra e glória pertencem a Jesus. Maria é a grande educou com sabedoria, vivia com integridade e fidelidade os valores da fé, da verdade, da justiça, da fraternidade, conforme a Palavra de Deus. É bom seguir a recomendação de Maria: "façam tudo o que Ele vos mandar".


















Leitor: Gregore Ferrarine Matede - Com. São Brás

Leitura dos Atos dos Apóstolos. (Atos 13,13-25)

13 13 Paulo e os seus companheiros navegaram de Pafos e chegaram a Perge, na Panfília, de onde João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.
14 Mas eles, deixando Perge, foram para Antioquia da Pisídia. Ali entraram em dia de sábado na sinagoga, e sentaram-se.
15 Depois da leitura da lei e dos profetas, mandaram-lhes dizer os chefes da sinagoga: Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação ao povo, falai-a.
16 Paulo levantou-se, fez um sinal com a mão e falou: "Homens de Israel e vós que temeis a Deus, ouvi.
17 O Deus do povo de Israel escolheu nossos pais e exaltou este povo no tempo em que habitava na terra do Egito, de onde os tirou com o poder de seu braço.
18 Por espaço de quarenta anos alimentou-os no deserto.
19 Destruiu sete nações na terra de Canaã e distribuiu-lhes por sorte aquela terra durante quase quatrocentos e cinqüenta anos.
20 Em seguida, lhes deu juízes até o profeta Samuel.
21 Pediram então um rei, e Deus lhes deu, por quarenta anos, Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim.
22 Depois, Deus o rejeitou e mandou-lhes Davi como rei, de quem deu este testemunho: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará todas as minhas vontades.
23 De sua descendência, conforme a promessa, Deus fez sair para Israel o Salvador Jesus.
24 João tinha pregado, desde antes da sua vinda, o batismo do arrependimento a todo o povo de Israel.
25 Terminando a sua carreira, dizia: ´Eu não sou aquele que vós pensais, mas após mim virá aquele de quem não sou digno de desatar o calçado´".
Palavra do Senhor.


Salmista: Jaíne Fadini  Francisco- Com. São Francisco

Salmo Responsorial 88/89
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.
 
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor,
de geração em geração eu cantarei vossa verdade!
Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!”
E a vossa lealdade é tão firme como os céus.
 
“Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor,
e o ungi para ser rei, com meu óleo consagrado.
Estará sempre com ele minha mão onipotente,
e meu braço poderoso há de ser a sua força.
 
Não será surpreendido pela força do inimigo,
nem o filho da maldade poderá prejudicá-lo.
Diante dele esmagarei seus inimigos e agressores,
ferirei e abaterei todos aqueles que o odeiam.
 
Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele,
sua força e seu poder por meu nome crescerão.
ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai,
sois meu Deus, sois meu rochedo onde encontro a salvação!’”








Evangelho (João 13,16-20)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus Cristo, a fiel testemunha, primogênito dos mortos, nos amou e do pecado nos lavou em seu sangue derramado (Ap 1,5).
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 13 16 "em verdade, em verdade vos digo: o servo não é maior do que o seu Senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou.
17 Se compreenderdes estas coisas, sereis felizes, sob condição de as praticardes.
18 Não digo isso de vós todos; conheço os que escolhi, mas é preciso que se cumpra esta palavra da Escritura: ´Aquele que come o pão comigo levantou contra mim o seu calcanhar´. 19 Desde já vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais e reconheçais quem sou eu.
20 Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviei recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou".
Palavra da Salvação.







Leitora: Joelma Carriço Xavier - Com. São Bento
Preces
  1. Para que a Igreja, mensageira do Evangelho, fiel à sua vocação de sacramento da salvação, apresente ao mundo, com solicitude, a Palavra de Vida, nós vos pedimos.
  2. Para que , servindo generosamente uns aos outros, sejamos testemunhas da salvação ofertada lpor Jesus, nós vos pedimos.
  3. Para que, obedientes à vontade do Senhor, que expressa seu testamento, cuidemos uns dos outros com sincero desejo de agradar à Deus, nós vos pedimos.




























Homenagem - Com. Nossa Senhora da Penha
Como é bom ter uma Mãe, cujo coração é atento aos seus filhos, que cuida de nós e se ocupa com nosssas dificuldades e problemas! Ela é uma Mãe perfeita, que ama incondicionalmente, sem querer nada em troca. Nunca diz: "não tenho tempo para você", pois é Mestra na disponibilidade. Maria pe para nós um grande exemplo de doação, sabedoria, simplicidade, caridade, humildade, esperança e fé. Todos os dias vimos e presenciamos em nossas vidas muitas Marias. Mulheres arrojadas, audaciosas, destemidas em busca de dias melhores e sempre tementes a Deus e de imenso fervor religioso. Que a Santíssima Virgem, Mãe da Educação, abençoe e interceda junto ao Filho Mestre, Educador, derramando as graças necessárias para iluminar nossos princípios cristãos. E com o coração cheio de fé nesse AGIR-TRANSFORMAR Mariano, rendemos graças a Maria contemplando-a.

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado (a)!