A CARIDADE, ALMA DA CIVILIZAÇÃO

Ainda que a minha fé seja tão viva a ponto de transportar montanhas, (...) se eu não tenho a caridade, nada sou.


OBRIGADA POR SUA VISITA!

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Trezena de Nossa Senhora de Fátima - 9º Dia

"Maria: Modelo de Educadora na Sabedoria e no Amor!"
No dia 08 de maio de 2022, aconteceu o 9º dia da Trezena de Nossa Senhora de Fátima, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima-Rio Bananal/ES- Diocese de Colatina/ES. Às 07h30min a Oração do Terço animado pelos Padrinhos e Madrinhas das Vocações. Às 08h00min teve início a Missa presidida pelo Padre Paulo Cezar Fonseca (Orionita), Concelebrada pelo Pároco Padre Geraldo Dionízio Bazílio (Orinita). Animou os jovens do EJC, Infancia Missionária e Capela Nossa Senhora de Fátima. Participaram as Irmãs Imaculatinas Darleana dos Santos, Maria da Penha Fornazier, O Clérigo Edmiller Bruno FAria Lopes, os Seminaristas Adailton Viliano dos Santos, José Vitor Oliveira de Melo, Willian Braga Dornelas. Após a missa aconteceu a Carreata com Nossa Senhora e a bênção dos veiculos. A carreata foi animada pela Irmã Imaculatina Maria da Penha Fornazier
                                         

Acolhida: Silvana Gaburro - Com. Capela Nossa Senhora de Fátima

Neste nono dia da Trezena celebramos o DIA DO BOM PASTOR, oferecemos esta Santa Missa na intenção do Santo Padre o Papa Francisco, os Bispos, os Padres e Diáconos. 
Também celebramos o Dia das Mães, acolhemos todas as mães presentes, sintam-se abraçadas! De modo especial acolhemos as gestantes que esperam o dia de seus filhos nascerem.
Vamos rezar pelas mães que hoje ganham seus bebes, para elas pedimos a interceção de Nossa Senhora do Bom Parto.
Rezamos pelas mães que estão ausentes, as mães acamadas que são cuidadas pelas famílias e cuidadores, as mães que estão nos hospitais, as mães que estão no asilo, as mães que estão sozinhas e abandonadas. 


































Leitor: Renilton Pereira de Jesus - Com. Capela

Leitura dos Atos dos Apóstolos. (Atos 13,14.43-52)

13 14 Paulo e Barnabé, deixando Perge, foram para Antioquia da Pisídia. Ali entraram em dia de sábado na sinagoga, e sentaram-se.
43 Depois que a assembleia terminou, muitos judeus e prosélitos devotos seguiram Paulo e Barnabé, os quais com muitas palavras os exortavam a perseverar na graça de Deus.
44 No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.
45 Os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e puseram-se a protestar com injúrias contra o que Paulo falava.
46 Então Paulo e Barnabé disseram-lhes resolutamente: “Era a vós que em primeiro lugar se devia anunciar a palavra de Deus. Mas, porque a rejeitais e vos julgais indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os pagãos.
47 Porque o Senhor assim no-lo mandou: ‘Eu te estabeleci para seres luz das nações, e levares a salvação até os confins da terra’”.
48 Estas palavras encheram de alegria os pagãos que glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que estavam predispostos para a vida eterna fizeram ato de fé.
49 Divulgava-se, assim, a palavra do Senhor por toda a região.
50 Mas os judeus instigaram certas mulheres religiosas da aristocracia e os principais da cidade, que excitaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e os expulsaram do seu território.
51 Estes sacudiram contra eles o pó dos seus pés, e foram a Icônio.
52 Os discípulos, por sua vez, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
Palavra do Senhor.


Salmista: Emily Mariano Fantin

Salmo Responsorial 99/100
Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,
nós somos seu povo e seu rebanho.
 
Aclamai o Senhor, ó terra inteira,
servi ao Senhor com alegria,
ide a ele cantando jubilosos!
 
Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,
ele mesmo nos fez e somos seus,
nós somos seu povo e seu rebanho.
 
Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,
sua bondade perdura para sempre,
seu amor é fiel eternamente!


Leitora: Maria de Fátima Ardissão Degâm - Com.Capela

Leitura (Apocalipse 7,9.14-17)

Leitura do livro do Apocalipse de São João.

7 9 Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão,

14 Respondi-lhe: “Meu Senhor, tu o sabes”. E ele me disse: “Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.

15 Por isso, estão diante do trono de Deus e o servem, dia e noite, no seu templo. Aquele que está sentado no trono os abrigará em sua tenda. Já não terão fome, nem sede, nem o sol ou calor algum os abrasará,

16 porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os levará às fontes das águas vivas; e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos”.

Palavra do Senhor.


Evangelho (João 10,27-30)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

27 Disse Jesus: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão.

29 Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior do que todos; e ninguém as pode arrebatar da mão de meu Pai.

30 Eu e o Pai somos um”.

Palavra da Salvação.










Presidente - Ao Senhor nosso Deus, supliquemos por nossas necessidades. Após cada pedido, cantemos: Acolhei nossa prece Senhor! Sobre nós derramai vosso amor! (“Vossa Igreja vos pede”). 
- Senhor, iluminai a Vossa Santa Igreja, para que continue sendo fiel aos ensinamentos do Vosso Filho e possa conduzir o Vosso rebanho no caminho do amor e da santidade. Nós vos pedimos. 
- Senhor, ajudai nossos governantes a empenharse no cultivo da justiça, da promoção da igualdade social, do combate à fome e na busca da paz. Nós vos pedimos. 
- Senhor, abençoai as Paróquias: Bom Pastor, de Linhares e Nossa Senhora do Rosário de Fátima, de Rio Bananal, e todas as comunidades que celebram seus padroeiros, para que sejam de fato evangelizadoras, despertando nos fiéis o compromisso de seguir Jesus, único caminho que nos conduz a Vós. Nós vos pedimos. 
- Senhor, fortalecei as equipes paroquiais de Serviço de Animação Vocacional, Pastoral Vocacional, Associação Amigos do Seminário e todas as pessoas que colaboram na formação de nossos futuros padres, para que sejam agraciadas por Vosso infinito amor em todas as ações que desenvolvem. Nós vos pedimos. 
- Senhor, concedei a todas as mães o dom da sabedoria, para que eduquem seus filhos em uma convivência tranquila, onde reina o amor, o respeito, o perdão, o diálogo... Nós vos pedimos. 

Presidente - Oração pelas Vocações. Jesus, Mestre Divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como diáconos, padres e bispos, como religiosos e religiosas, como missionários e missionárias, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém. 



































Chegando ao fim desta Santa Missa, refletimos hoje sobre Maria: Mãe e Missionária de JESUS. Maria é mãe e missionária por vários fatores, mas ela é acima de tudo MÃE porque gerou o filho de Deus e MISSIONÁRIA porque nela se realizou e se gestou o transbordamento do amor de Deus, Jesus Cristo. Maria está sempre envolta dessa presença do mistério divino, desde o seu SIM, pelo qual tornou-se a mãe do Salvador até o seu SIM dolorido e sofrido aos pés da cruz de Jesus. Reconhecemos em Maria a MÃE BENDITA de todos nós, e a RAINHA MISSIONÁRIA evangelizadora.  Que a Virgem Maria abençoe todas as mães e as ensine a ter fé e coragem. Ela, que acreditava em Deus e conservava no coração tudo o que ouvia e via, e por isso foi feliz. Ela, que acolheu o Verbo encarnado em seu ventre e a partir de então passou a realizar a peregrinação da fé, educando o seu Filho na vontade de Deus. Ela que não permaneceu alheia e indiferente ao amor e a presença de Deus em sua vida, mas se envolveu e deixou-se cativar pelo mistério e pela força do amor de Deus. Invocada sob vários títulos, Maria no seu SAGRADO CORAÇÃO, vem ao socorro de toda a humanidade, de todos os continentes. Nela a Igreja se reconhece também como Mãe, disposta a ir aonde Cristo quer que o amor de Deus alcance. “Fazei tudo o que Ele vos disser”.
Ser MÃE é ser como Maria, disposta a lançar-se na grande aventura de dar vida, de amar incondicionalmente, de ensinar, de crer, alegre e fiel à vontade do Pai e ao seu projeto de amor. Que assim como Maria, todas as mães possam sentir o chamado de Deus e o ardor do Espirito Santo para através do seu “sim a vida” realizarem a missão de “FALAR COM SABEDORIA E ENSINAR COM AMOR” cada filho que lhe for confiado, à luz da fé cristã.
































































































































































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado (a)!