A CARIDADE, ALMA DA CIVILIZAÇÃO

Ainda que a minha fé seja tão viva a ponto de transportar montanhas, (...) se eu não tenho a caridade, nada sou.


OBRIGADA POR SUA VISITA!

domingo, 7 de maio de 2023

Trezena de Nossa Senhora de Fátima - 2023 - Rio Bananal/ES

                        Oitavo dia da Trezena

No dia 07 de maio de 2023, no horário das 18h30min a Oração do Terço no Centro Pastoral - Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Rio Bananal/ES, Diocese de Colatina/ES, deu início ao oitavo dia da Trezena de Nossa Senhora de Fátima, em preparação à Festa de Nossa Padroeira. Presidiu a Santa Missa o Pároco Pe Geraldo Dionízio Bazílio  e concelebraram os Padres Paulo Cezar Fonseca e José Maria Cunha Também participou o Clérigo Edmiller Bruno Lopes e as Irmãs Imaculatinas Maria da Penha Fornazier e Maria das Graças Felipe. Animaram as Equipes do Setores Panorama e Santa Rita e o Coral Alegria dos Anjos da Comunidade de Santo Antônio. 
Além da preparação para a Festa da Padroeira, a Missa deste dia teve um momento especial, o Envio dos Coroinhas, um lindo momento para nossa Comunidade Católica, coordenado pela Irmã Imaculatina Maria da Penha Fornazier.

Reunidos nesta Liturgia do Quinto Domingo da Páscoa, reafirmamos nossa fé em Cristo Ressuscitado, Caminho, Verdade e Vida. Inseridos em seu mistério de amorde amor, aconlhendo sua vida e deixando-nos ser renovados pela força de sua Ressurreição, nós nos tornamos uma comunidade sempre viva e iluminada pelo Espírito. 

Irmã Maria da Penha Fornazier




























































Leitora: Renara Pereira Giuriatto

Primeira Leitura (At 6,1-7) Leitura dos Atos dos Apóstolos:

1Naqueles dias: o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário. 2Então os Doze Apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram: “Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas. 3Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. 4Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra”. 5A proposta agradou a toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um grego que seguia a religião dos judeus. 6Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles. 7Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé.

- Palavra do Senhor. - Graças a Deus.


Salmista: Isabela Falqueto 

Responsório Sl 32(33),1-2.4-5.18-19 (R. 22)

— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!— Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.— O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.


Leitora:Estela Batista Zandominingue

Segunda Leitura (1Pd 2,4-9) Leitura da Primeira Carta de São Pedro:

Caríssimos: 4Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e honrosa aos olhos de Deus. 5Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. 6Com efeito, nas Escrituras se lê: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e magnífica; quem nela confiar, não será confundido”. 7A vós, portanto, que tendes fé, cabe a honra. Mas, para os que não creem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular, 8pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Nela tropeçam os que não acolhem a Palavra; esse é o destino deles. 9Mas vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa.

- Palavra do Senhor. - Graças a Deus.


Proclamação do Evangelho: 

Anúncio do Evangelho (Jo 14,1-12)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai senão por mim. (Jo 14,6)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1"Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. 5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”.

— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.






RITO DE ADMIÇÃO: 1. PARTE

PE: Neste momento vamos dar inicio ao rito de admissão dos novos coroinhas desta paróquia. Convido o(a) coordenador(a)do grupo para apresentar as crianças ao Pároco e a comunidade aqui presente.

CHAMADA
Coordenador: Queiram apresentar-se os que serão admitidos coroinhas.

Coordenadora: Caro, Padre Geraldo Dionízio Bazílio pedimos que admita estas crianças para a função de coroinhas da paróquia.

PE: Prezada coordenadora Irmã Maria da Penha Fornazier,  da Pastoral dos Coroinhas, na qualidade de pároco desta comunidade paroquial, pergunto se eles estão preparados para este nobre serviço da liturgia.

Coordenadora: Após ter acompanhado estas crianças em vários encontros de preparação e formação, dou testemunho de que estão preparadas para exercer nobre função.

PE: Com auxilio de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo, acolho estes nossos pequenos irmãos para a função de coroinhas.


RITO DE ADMIÇÃO: 

PE: Queridos jovens. antes de conceder-vos o ingresso, diante de Deus e do seu povo aqui reunido, eu vos pergunto:
Quereis assumir o ofício de Coroinha, movidos pelo desejo sincero de servir à Igreja de Deus?

COROINHAS: Quero.

PE: Quereis desempenhar com o máximo cuidado e reverência os serviços do altar, seguindo as orientações da seu coordenador e obedecendo a mim?

COROINHAS: Quero.

PE: Oremos:
Ouvi-nos ó Deus todo poderoso, e derramai sobre estes vossos filhos a benção do Espírito Santo e a força de sua graça, a fim de que sempre acompanheis com a riqueza dos vossos dons aqueles que apresentamos a vossa solicitude para serem abençoados. Por nosso Senhor Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo.
T: Amém.
PE: Oremos:
Ó Deus de bondade, que ornais a Vossa Igreja de ministérios e carismas e a guiais com amor e misericórdia, dignai-vos abençoar † estas vestes litúrgicas que serão usadas por estes Vossos filhos e filhas que desejam servir fielmente o Vosso altar. Dignificando a oração do Vosso povo e permanecendo constantemente na Vossa presença, possam eles serem confortados pelas virtudes dos sacramentos e caminhar sem tropeço rumo ao banquete celeste, a festa que jamais se acaba. Por nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho.
O padre asperge as vestes com água benta.















































ASPERSÃO DAS VESTES













































MENSAGEM DE AGRADECIMENTO















Leitora: Daniele Turi Ximenes
PRECES: ILUMINAI, SENHOR, A VOSSA IGREJA

- Conduzi os pastores da Igreja, Senhor, para que possam guiar o povo de Deus nas trilhas do Cristo, Caminho, Veradade e Vida, nós vos pedimos.
- Orientai as pessoas que estão sem rumo na vida, os jovens que estão sem referências autênticas, os pais e as mães de famílias que estão desesperados, nós vos pedimos.
- Enviai as luzes do vosso Espírito sobre a humanidade inteira, para que os dramas e desafios da vida sejam transformadas em alegria e as trevas, em claridade, nós vos pedimos. 
- Abençoai nossa Paróquia que se prepara para a Festa de sua Padroeira Nossa Senhora de Fátima, nós vos pedimos.
















































































FIÉIS DEVOTOS



























                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado (a)!