A CARIDADE, ALMA DA CIVILIZAÇÃO

Ainda que a minha fé seja tão viva a ponto de transportar montanhas, (...) se eu não tenho a caridade, nada sou.


OBRIGADA POR SUA VISITA!

sábado, 11 de abril de 2015

Ministros Extraordinários da Comunhão. Formação para “Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher” (Documento de Aparecida, n. 18).

A EUCARISTIA É DEUS VIVO ENTRE NÓS
Ao serem chamados a prestar um serviço à Igreja como Ministros Extraordinários da Comunhão, é comum muitos leigos e leigas sentirem um misto de alegria e temor: alegria por serem escolhidos para este grande ministério e temor por saberem que lhes tocará ter um contato direto com a Eucaristia. Aproximar-se da Eucaristia significa experimentar Deus de pertinho. Por isso, no exercício do ministério, devem sentir o coração arder e perceber que a Eucaristia é o sacramento privilegiado do encontro do discípulo missionário com Jesus Cristo. João Paulo II escreveu: “A Igreja recebeu a Eucaristia de Cristo, como o dom por excelência, porque dom Dele mesmo. Esta não fica circunscrita no passado, pois tudo o que Cristo é, tudo o que fez e sofreu por todos os homens, participa da eternidade divina, e assim transcende todos os tempos e em todos se torna presente” . A Eucaristia, portanto, é Deus vivo entre nós! 
Nossa Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima- Rio Bananal/ES - na pessoa do Pároco Pe. José Gódio Sobrinho, continua a formação para Ministros Extraordinários da Comunhão. Com a assessoria de Lilian Ricardino Vaccari, o tema deste sábado dia 11 de abril de 2015 foi: A distribuição da Sagrada Comunhão nas Missas e nos Cultos.

Os escolhidos pra tão nobre missão devem estar atentos e acolher da melhor maneira possível a formação. O Ministro deve zeloso em sua função. Deve exercitar sempre: a acolhida, a humildade, a gratuidade, o equilíbrio, a bondade, a mansidão, a simpatia, a perseverança, a coerência, a renúncia e o eterno aprendizado, não pode parar no tempo.
A assessora Lilian R. Vaccari e seu esposo































De mãe pra filha o exemplo








Algumas perguntas:

O que é a Eucaristia?  
É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos, até seu retorno, o sacrifício da cruz, confiando, assim, à sua Igreja o memorial de sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, no qual se recebe Cristo. E quem recebe a Eucaristia é coberto de graça e lhe é dado experimentar antecipadamente a vida eterna . 

Como Jesus está presente na Eucaristia?
Jesus Cristo está presente na Eucaristia de modo único e incomparável. Está presente, com efeito, de modo verdadeiro, real, substancial: com o seu Corpo e o seu Sangue, com a Alma e a Divindade. Nela está presente, portanto, de modo sacramental, ou seja, sob as espécies eucarísticas do pão e do vinho, Cristo todo 6 inteiro: Deus e homem .

A fração do pão divide Cristo? 
A fração do pão não divide Cristo: Ele está presente todo e inteiro em cada espécie eucarística e em cada uma de suas partes.

Jesus está dividido, metade no corpo e metade no sangue?
Não. Ao falar em “corpo e sangue” os hebreus se referiam à pessoa toda, completa. Assim Jesus está inteiro no pão consagrado (carne) como está inteiro no vinho consagrado (sangue). Quem comunga um deles, comunga o Cristo todo, e não apenas uma parte dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado (a)!